DESCRIÇÃO

O Laboratório de Tecnologia Sonar (LabSonar) tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de tecnologia nacional na área de sonares. As atividades, atualmente, se concentram em sonares passivos (de casco e de arrasto) e incluem modelos de propagação do sinal acústico submarino, instrumentação para leitura dos sinais, considerando diferentes arranjos de sensores, conformação do feixe sonar, detecção, acompanhamento e classificação dos contatos, o que inclui a detecção de novas classes de navios. Um desafio particular a enfrentar é apoiar o desenvolvimento dos sonares que vão equipar os submarinos que a Marinha do Brasil vai construir nos próximos anos, entre os quais está o submarino com propulsão nuclear, em fase de projeto. O LabSonar reúne professores e pesquisadores dos programas de Enganharia Elétrica e de Engenharia Oceânica e é gerido em colaboração com o Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM).

LINHAS DE PESQUISA

- Projeto de sistemas de sonar passivo

- Instrumentação Embarcada para sistemas SONAR

- Modelos de propagação de sinais de acústica submarina

- Ambientes de simulação para sistemas de sonar passivo

- Conformação de feixes de sinais de acústica submarina para diferentes arranjos de sensores

- Classificação de sinais de sonar passivo

- Detecção de Novidade

- Inteligência Computacional para o Apoio à Tomada de Decisão em Sonar Passivo

- Estacionaridade em sinais de sonar passivo

- Redução de interferência em sinais de sonar passivo de marcações próximas

SITE

RAMAL

LOCALIZAÇÃO

Programa de Engenharia Elétrica - COPPE
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Av. Athos da Silveira Ramos 149 - Cidade Universitária
Edifício do Centro de Tecnologia (CT). bloco I - sala 236
Rio de Janeiro – RJ

PROFESSOR RESPONSÁVEL

José Manoel de Seixas | E-mail: seixas [AT] lps [DOT] ufrj [DOT] br

PROFESSORES e Colaboradores

• Carlos Parente
  • José Manoel de Seixas
  • Luiz Pereira Calôba

FUNCIONÁRIOS

• Márcia Cristina Cardoso Fonseca

INFRAESTRUTURA

O LabSonar possui sistemas de acompanhamento e classificação de sinais de sonar passivo, além de sistemas específicos de simulação. O LabSonar tem acesso à infraestrutura experimental disponível no Instituto de Pesquisas da Marinha (tanque de provas, arranjos de hidrofones, sistemas operativos) e acessa dados disponibilizados pela Marinha do Brasil. Possui sistema de computação em cluster, formado com servidores de alto desempenho e sispositivos móveis interconectáveis ao domínio, seguindo padrões de segurança. Também possui espaço destinado para aulas, reuniões e apresentações.